sábado, 5 de julho de 2025

TROVÃO & RAZÃO - Antonio Guimarães De Oliveira, poeta e escritor


TROVÃO & RAZÃO

Antonio Guimarães De Oliveira

Por falta de um prego, perdeu-se uma ferradura. Por falta de uma ferradura, perdeu-se um cavalo. Por falta de um cavalo, perdeu-se um cavaleiro. Por falta de um cavaleiro, perdeu-se uma batalha. E assim, um reino foi perdido. Tudo por falta de um prego.

Ouse dizer a verdade: nunca vale a pena mentir. Um erro que precise de uma mentira, acaba por precisar de duas. Boas palavras valem muito e custam pouco. O homem tem o poder de reverberar o "trovão" divino pela tradução verbal.

Ouve a razão, ou ela se fará ouvir. As tempestades fazem os carvalhos aprofundarem suas raízes. Viver bem é a melhor vingança. Aquele que não perdoa destrói a ponte sobre a qual ele mesmo deve passar. Quem de outro se compadece, de si próprio se lembra.

O homem propõe, Deus dispõe. Um grão não enche um saco, mas, ajuda seus semelhantes. Seja útil onde você mora. Habilidade e confiança são um exército invencível. Sê o que tu pareces ser.

Sê calmo ao discutir, pois a ferocidade faz do erro uma falta, e da verdade, uma descortesia. O descontentamento de um homem é o seu pior mal. Quem caminha descalço não deve semear espinhos. É melhor que os pés escorreguem do que a língua.

Não haveria linguagem ofensiva se não fosse mal interpretada. Numa conversa, o humor vale mais que a inteligência e a simplicidade mais que o conhecimento. O conhecimento faz rir, mas a riqueza faz dançar. Se um homem bom prospera, todos prosperam com ele.

Um homem sábio não se importa com o que não pode ter. Aceite tudo o que lhe for dado, seja riqueza, amor ou linguagem, nada vem por engano e com boa digestão tudo pode se transformar em saúde. Os olhos têm uma linguagem em todos os lugares.

Deus vê corações como vemos rostos. Corações humildes têm desejos humildes. Há uma grande força escondida em um doce comando. O amor e os negócios ensinam eloquência. O amor é o verdadeiro preço do amor.

*George Herbert, 3 de abril de 1593, Montgomery, Reino Unido – 1 de março de 1633, Bemerton, Salisburia, Reino Unido.* TRANSCRITO NA ÍNTEGRA POR ANTONIO GUIMARÃES DE OLIVEIRA. DATA: 05.07.2025. SÃO LUÍS-MA).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca