terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Upa de Coroatá... Como vai?

Bom dia, amigos e amigas!

A UPA de Coroatá




Uma parada em Coroatá, uma cidade bonita do Maranhão. Com a internet a gente viaja.

Abro o site da Prefeitura de lá. Só coisa boa. Tem até a notícia sobre a Academia Pública. Verdade!  Com entusiasmo, o redator da prefeitura informa sobre a beleza da estrutura montada em frente ao antigo Parque Ayrton Senna: a Academia Pública (99,9 % de obra concluída – e ainda mostra a foto).

Mas, nenhuma notícia, pequenina que fosse, sobre a UPA de Coroatá... Vou chegar lá... Upa! A upa tá na UTI... Será?

O deputado Ricardo Murad entende que foi o melhor secretário de saúde do Maranhão nos últimos tempos. Muita gente aprova que sim. Porém há muitos problemas sérios na área, inclusive no atendimento, principalmente em referência à medicina especializada. Muitos doentes sem atendimento. A fila para cirurgia de catarata, a gente já nem enxerga mais o fim: dobra a esquina do infinito.

As UPAS ficaram bonitas. Sim... Os prédios!... E os atendimentos, aos pacientes, com estão?... Beleza?!?... Não sei.  

Recebi denúncia de que a UPA de Coroatá não vai bem. Não é a primeira vez que recebo reclamações de lá... Lembram os copinhos descartáveis?

E recebi hoje, no amanhecer do dia, a denúncia de que tá faltando muita coisa por lá. De novo: mais uma vez!... Faltando muita coisa, coisas essenciais, prioritárias: materiais e medicamentos como soro fisiológico, dipirona, diclofenaco, anti-inflamatório... Tudo em falta, inclusive seringas de 10 ml e 20 ml,  álcool..., etc..., e mais etc..

E isso, segundo a denúncia, sem contar com a qualidade da comida... Como diria minha avó: só frango aguado!!!!

Vão dizer que a UPA não é responsabilidade da Prefeitura. É também. A prefeita precisa lutar pela saúde do povo da cidade, mesmo que seja reclamando. Além do mais, até poucos dias, o Ricardo era o gerentão da saúde no Maranhão, e deveria ter deixado tudo programado para nada faltar até a posse do novo governo...

Bem que os vereadores de Coroatá poderiam fazer sempre umas visitinhas na Upa e demais unidades de saúde da cidade.

Acho que Flávio Dino não vai encontrar uma Saúde nota 10 como estão dizendo.

O blog está pronto e aberto para qualquer esclarecimento das partes (no caso da UPA de Coroatá), como manda a democracia, inclusive para receber mais informações sobre as Upas..., do que funciona bem e do que não funciona.

De HS, direto da redação do blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca