quarta-feira, 18 de março de 2015

Ainda sobre a greve no serviço de coleta de lixo de Curitiba

Ontem, a desembargadora Ana Carolina Zaina decidiu que deve ser mantido o mínimo de 40% da operação do serviço durante a paralisação dos trabalhadores da empresa responsável pela coleta de lixo em Curitiba.

Vejam a nota divulgado ontem a noite pela prefeitura:

Justiça determina que serviço de coleta de lixo seja retomado em 40%

A desembargadora Ana Carolina Zaina, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho  do Paraná (TRT-PR), concedeu liminar à empresa Cavo, que atendeu notificação da Prefeitura Municipal de Curitiba exigindo a volta parcial da manutenção dos trabalhos de coleta e transporte de resíduos domésticos. Pela decisão, deve ser mantido o mínimo de 40% da operação do serviço durante a paralisação dos trabalhadores da empresa, porcentual que inclui a coleta e o transporte dos resíduos, além da operação, o controle e a manutenção do aterro sanitário.
O porcentual será reduzido para 30% a partir das 13 horas de sábado, em domingos e feriados. Em caso de descumprimento da ordem judicial, a decisão prevê incidência de multa diária no valor de R$ 20 mil.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente espera que o sindicato que representa a categoria seja notificado em breve para que o serviço mínimo designado comece a operar o mais breve possível. Ao mesmo tempo, a Prefeitura segue com seus esforços para facilitar e estimular que seja feito acordo entre a empresa prestadora dos serviços de limpeza pública e seus funcionários e para que o trabalho de limpeza pública volte a sua normalidade.
Durante toda esta terça-feira (17), a limpeza pública foi feita em regime emergencial. Caçambas para o recolhimento do lixo orgânico foram colocadas em todos os terminais de ônibus da cidade, e caminhões de vários setores e de outros prestadores de serviço da Secretaria recolheram parcialmente o lixo dos bairros Xaxim, Sitio Cercado, Pinheirinho, Alto Boqueirão e Capão da Imbuia. Na manhã desta quarta-feira (18) os serviços de coleta parcial ocorrerão nos bairros Abranches, Barreirinha, Cachoeira, Pilarzinho e Santa Cândida..
A Secretaria do Meio Ambiente agradece o apoio e a participação exemplar da população de  Curitiba e solicita que as medidas de redução da geração de lixo continuem sendo realizadas.
Em virtude da paralisação dos trabalhadores da coleta de resíduos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente solicita sua colaboração:

1. Procure reduzir a geração de resíduos.

2. Mantenha em casa os resíduos em até 72 horas, evitando que os mesmos sejam espalhados e consequentemente propiciem a atração e proliferação de vetores causadores de doenças como moscas, baratas, ratos, etc;

3. Entregue os materiais recicláveis para associações/cooperativas de catadores ou estações de sustentabilidade existentes na cidade.

4. Lave de "forma simplificada" as embalagens para evitar mau cheiro e atração de insetos e animais;

5. Diminua o volume dos recicláveis dobrando embalagens ou amassando-as;

6. Em caso de extrema necessidade, utilize as caçambas distribuídas em todos os terminais para depositar o lixo orgânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca