Busca

domingo, 29 de março de 2015

Coluna do Jersan

Jersan Araújo



DINHEIRO JOGADO FORA


Todos os anos, ha muito tempo, o Governo do Estado celebra convênios com os municípios para a recuperação de estradas vicinais. Os serviços mal executados, materiais utilizados de péssima qualidade e preços superfaturados, sem a necessária fiscalização, bastam duas chuvas fortes para tudo se transformar em verdadeiros lamaçais e buracos. Na época da seca lá estão à poeira e os buracos mais acentuados, de novo.
Ainda existem no Maranhão pacientes (enfermos) sendo transportados da zona rural para hospitais das cidades “carregadas” em redes: uma vergonha que precisa acabar no governo socialista de Flávio Dino. Liberar verbas para a maioria dos municípios sem mandar fiscalizar a sua aplicação é o mesmo que criar galinhas junto às raposas. Em alguns casos que este colunista conhece de perto nem 50% (cinqüenta por cento) das verbas de convênios são aplicados nas obras para as quais foram destinadas. A roubalheira está em todos os lugares.
O governador Flávio Dino que nos parece interessado em combater a corrupção no estado deverá mandar fiscalizar a aplicação de verbas públicas que contemplaram dezenas de municípios ao apagar das luzes do último governo da oligarquia (2O14) onde, certamente, serão constatadas irregularidades cabeludas e capazes de levar gestores às grades. É verdadeiro absurdo.
FLÁVIO X DILMA
Uma das maiores qualidades do ser humano é a gratidão. Conseqüentemente, a pior é a ingratidão. Mesmo com o governo Dilma Rousseff “pelas tabelas”, rejeitada por grande maioria do povo brasileiro, inclusive de maranhenses que votaram nela e nele, Flávio (PCdoB) declara apoio explícito a amiga presidenta. Dino continua merecendo a admiração e apoio do eleitorado, segundo as pesquisas enquanto a presidenta petista é rechaçada. Pesa sobre ela a corrupção desenfreada: (“mensalão”, no governo Lula, Petrobrás e agora o escândalo da Receita Federal) nos governos dela. 
É oportuno esclarecer que o partido de Dino, o PCdoB inteiro apóia Dilma no Congresso Nacional e em todos os estados onde têm representantes. No programa partidário da última quinta-feira (27) o apoio e a solidariedade ao governo do PT foram claramente explicitados pelos líderes, inclusive pelo governador Flávio Dino. Não deixa de ser contradição um partido combater a corrupção e apoiar um governo que perdeu o controle sobre esse câncer que atormenta e subtrai da Nação, bilhões de reais, dinheiro que faz falta para melhorar a condição de vida do sofrido povo, com melhor segurança, educação e saúde públicas, por exemplo. 
Por outro lado é louvável a demonstração de gratidão do governador Flávio Dino que teve significativo apoio de Dilma Rousseff e de ministros do seu governo. 
ROUBO NA RECEITA
Enquanto o contribuinte assalariado honesto, que comete equívocos ao declarar o Imposto de Renda, é cuidadosamente examinado pelo “leão” e muitos caem na “malha fina”, lá dentro, a corrupção já supera em bilhões de reais, o que foi descoberto até agora pela operação lava-jato (Petrobrás).
E quem vai pagar a conta, ou parte dela, como sempre acontece é o contribuinte. Dinheiro público roubado nunca é integralmente “repatriado” ou restituído à origem. O prejuízo causado pela corrupção às suas vítimas, no caso o Brasil, é inevitável. E o rombo é grande. 
VIA EXPRESSA
A Via expressa não deixou de contribuir para a melhoria do tráfego de veículos na região dos Vinhais. Por outro lado, os defeitos técnicos constatados agora e denunciados por esta coluna mesmo antes da “apressada inauguração”, causaram a parte dos morados da Vila Velha dos Vinhais, do outro lado da pista que hoje sofrem para freqüentar a Igreja de São João Batista. A maioria de idosos vai demorar se acostumar com as dificuldades na travessia, pois nem faixa de pedestres foi feita para proporcionar segurança a essas pessoas. Os buracos são visíveis principalmente na subida de acesso à Vila, que além de estreita está quase intransitável. 
WALDIR E DINO
A coluna recebeu informação de que o deputado e vice-presidente da Câmara Federal, Waldir Maranhão, acompanhou o governador Flávio Dino no percurso Brasília São Luís, na última sexta-feira. Mas, fizeram escala, no começo da manhã, em Imperatriz, para cumprirem agenda, oportunidade em que mantiveram contato com o prefeito local, Sebastião Madeira. Chegaram a São no meio da tarde, do mesmo dia. 
Waldir foi um dos baluartes da campanha de Flávio Dino ao governo do estado, conhecido como um dos mais fiéis companheiros do atual chefe do executivo maranhense. Na Câmara tem exercido um trabalho elogiável em defesa dos interesses da nossa terra.
ANIVERSÁRIO DE SÃO BENTO 
O município de São Bento, completa, amanhã, segunda- feira (30), 110 anos de emancipação política. E todas as vezes que São Bento é lembrado, não se pode esquecer, do grande líder Isaac Dias que administrou o município por três mandatos sempre lutando pelo desenvolvimento econômico e social da população. Dona Bitinha Dias, dedicada esposa de Isaac, também foi prefeita de São Bento, quando executou um intenso trabalho na área social. O Hospital São Bento, construído no primeiro mandato de Isaac, também, mereceu atenção especial de Bitinha. Lá não faltavam medicamentos nem profissionais da medicina. E não havia, naqueles tempos, parcerias dos governos, estadual e federal, como as de hoje. 
Foi uma época de prosperidade e de muito trabalho, jamais esquecida pelo povo são-bentuense. Isaac Dias será lembrado, sempre, como administrador correto, deputado atuante, amigo e líder inconteste não só de São Bento como da região da Baixada Maranhense. Parabéns, São Bento! Parabéns Isaac Dias! Parabéns povo de São Bento!..
.

Nenhum comentário: