sábado, 28 de março de 2015

Os vira-latas

Eu tinha dois vira-latas, lá pelos meus oito anos de idade: um cachorro e um gato (os primeiros que ganhei - ganhei muitos outros, depois)
O cachorro foi registrado com o nome de lambe-cinza e o gato chamava-se ventania!... Eu até quis chamar lambe-cinza de rompe mato, mas ficou lambe-cinza.
Foram meus amigos... Bons amigos!
Lambe-cinza e ventania eram amados por todos, até pelos vizinhos....
Acho que são eles aí embaixo, que apareceram agora - depois de mais de meio século. Vejam:



O jornalista Mhario Lincoln, filho daqui da minha terra e morador em Curitiba, publica em seu site um artigo de José de Oliveira Ramos, outro amigo meu, com o título VOCÊ CONHECE SEU CÃO?...
Ele escreve sobre os cães de hoje...
Nos dias de hoje, pouca gente adota vira-lata. Os vira-latas estão mais nas ruas..., abandonados!
Vejam agora o artigo do meu amigo José de Oliveira Ramos...
ARTIGOS

CONHECE BEM SEU CÃO?

Escrito por Mhario LincolnPublicado em Matérias em 27/03/2015
Exclusivo
Por José de Oliveira Ramos


Não existe cão feio – existe animal maltratado

Um cão é um amigo. Se você o trata bem e o compreende, ele jamais vai fazer algo errado. Claro que, nesse contexto, tem quem exagere e passe a tratar o “animal” como se fora um humano. Isso não é bom. Para compreendê-lo e trata-lo bem, não precisa fazer dele p ser humano que ele não é. Se alguém o trata como “cão”, com o carinho que um cão merece, ele ficará satisfeito e será sempre amigo.
Pesquisando na Internet, encontramos essas dicas importantes para uma boa convivência entre o cão e os humanos da casa. Veja:
Doberman – um fera dócil
Assim como nós temos o nosso sistema de comunicação, os cães também se expressam de diferentes maneiras. Para descobrir mais sobre o que seu animalzinho tem a dizer em determinados momentos, confira os significados das atitudes mais comuns dos cachorros.
Você sabe o que o seu cachorro quer dizer quando lambe as suas mãos? Reconhece quando ele está cansado ou nervoso? Entende por que ele, às vezes, uiva no meio da noite ou dá algumas voltinhas em torno de si mesmo antes de deitar? Afinal, você entende as atitudes do seu cão? Entre um latido e outro, alguns comportamentos dos bichinhos de estimação passam despercebidos pelos donos. Porém, em muitos casos, esses gestuais podem expressar necessidades, pedidos e alertas.
Por meio de diversos estudos e análises, alguns profissionais investigam o comportamento canino a fim de desvendar as causas de determinadas atitudes dos cãezinhos. Especialistas em psicologia canina e adestramento de animais desvendaram alguns dos hábitos mais comuns dos cachorros para que você entenda um pouco mais do que o seu fiel companheiro tem a dizer em alguns momentos.
Convidando você para brincar com as patas dianteiras abaixadas - Um convite para uma bela brincadeira: é mais menos isso que seu animalzinho quer dizer quando se inclina sobre as patas dianteiras com a parte posterior do tronco erguida, abanando o rabo sem parar. E o pedido para a diversão pode ficar ainda mais evidente quando ele bate com as patas no chão ou começa a latir, tentando chamar a sua atenção. Afinal, diante de tanto empenho do companheiro para brincar, por que resistir em jogar a bolinha?
A beleza é parte do tratamento e do cuidado
Cheirar outros cães ou a mão de uma pessoa antes de deixar fazer carinho - O olfato dos cães é tão poderoso que equivale à visão humana. É um sentido tão importante na espécie que, ao nascer, os cães encontram as mamas da mãe para se alimentar através do faro, antes mesmo de abrirem os olhos. Com um olfato com mais de 200 milhões de receptores (cerca de 40 vezes mais do que os seres humanos), nada mais justo que os cães usem esse sentido também para outros fins: é com o faro que eles reconhecem as pessoas e até outros cães. Por isso, quando você conhece um novo bichinho, é comum que ele cheire você antes de se deixar receber carinho ou passe algum tempo cheirando o corpo de outro animal (desconhecido para ele ou não) para se familiarizar.
Dar voltas em torno de si mesmo antes de dormir - Antes de dormir, os cachorros costumam dar pequenas voltas em torno de si mesmos (às vezes chegam até a arranhar os locais em que vão se deitar com as unhas). Esse hábito peculiar é um resquício da era selvagem pelas quais os antepassados dos cãezinhos de hoje viveram. Naquele tempo, os cachorros do mato precisavam amassar e afofar bem a grama ou terra sobre a qual deitavam, para que a cama “improvisada” ficasse mais confortável e sem fiapos durante a noite de sono. As voltas que eles dão em torno de si mesmos orientam as direções norte ou sul.
Virar a cabeça e as orelhas para o lado - Já reparou quando o seu cãozinho inclina a cabeça para o lado e faz uma expressão de dúvida? Esse gesto pode ser bem mais que apenas uma posição adorável. Isso geralmente ocorre quando o cachorrinho escutou algum som que chamou atenção, mas foi rápido demais para que pudesse descobrir de onde vinha. Quando o cachorro vira a cabeça e as orelhas para uma determinada direção é porque escutou algum barulho e quer tentar localizá-lo e identificá-lo.
O abandono “enfeia” o animal
Os movimentos da cauda - A cauda do cão é similar ao corpo humano: quando estamos felizes, nos movimentamos mais para demonstrar felicidade; quando estamos tristes, é natural que fiquemos um pouco mais curvados e assim por diante. Portanto, preste mais atenção no movimento da cauda do cachorro para descobrir com maior facilidade qual o humor dele. Se o cão estiver com a cauda reta e para cima, ele está em alerta, pronto para uma ação. O famoso “rabo entre as pernas” significa, literalmente, certa submissão em um determinado instante. Agora se a cauda do seu animalzinho não para de se mexer quando ele te vê chegar em casa, é isso mesmo que você está pensando: ele está felicíssimo em vê-lo e quer que você saiba o quão alegre ele está com a sua presença!
Começa a uivar à noite - Você já reparou que quando um cão começa a uivar, outros vários uivam em resposta? O uivo dos cachorros é quase tão contagiante quanto um bocejo nos seres humanos. Mas, ao invés de significar sono ou tédio, serve para comunicar alerta, fome e até desejo. Isso ocorre porque os cães herdaram esse comportamento de seus parentes mais distantes, os lobos - que uivam para reunir a matilha. Portanto, se o seu cãozinho tem uivado bastante, considere analisar se ele não está passando muito tempo sozinho antes de dar alguma bronca.
Deitar de barriga para cima - “Eu me entrego todo a você”: seria mais ou menos essa a frase construída caso fosse possível traduzir em palavras esse gestual dos cães. Em uma briga, por exemplo, quando um cachorro vira de barriga para cima, quer dizer que perdeu e “entregou os pontos”. Já quando o contexto é de brincadeira e o animal te deixa fazer carinho na barriga dele, é bem provável que esteja feliz com a sua presença, querendo lhe agradar e mostrando que tem confiança máxima em você.
O Pit Bull pode ser treinado para o bem e para o mal
Lambidas incomuns - Lamber você é uma das maiores provas de amor de um cão. Porém, em alguns casos, as lambidas podem significar mais do que simples afeto. Quando o cachorro lambe o próprio focinho ou a pata por diversas vezes seguidas, por exemplo, pode significar estresse (essas lambidas podem causar sérios ferimentos). As chances do bichinho estar melancólico e entediado são grandes caso ele lamba a própria cama, chão ou tapete onde deita. Agora se o cão começar a lamber o ar sem explicações ou motivos aparentes, fique alerta: ele provavelmente está com dor em algum lugar do corpo que não consegue identificar.
Enterrando ou escondendo objetos - Por quantas vezes você já se viu dando conta do sumiço de um objeto e, algum tempo depois, o encontrou escondido em um canto qualquer da casa? Esse hábito é comum a cães de todas as raças que, independentemente da idade, parecem voltar a ser filhotes e brincam com objetos de seus donos. Porém, isso é muito mais que uma brincadeira: é um costume herdado dos antepassados da espécie. Devido à escassez de alimento, os cachorros mais antigos precisavam enterrar a comida que sobrava como garantia da próxima refeição (caso não conseguissem caçar uma nova presa).
A beleza e inteligência da raça dálmata
Raspa a grama ou a terra para cobrir as fezes - Quando um cachorro defeca em algum lugar com grama, areia ou terra, é comum que ele encubra as próprias fezes ao terminar de fazer as necessidades. Existem algumas teorias sobre o porquê desse ato. Alguns acreditam que isso funciona como um controle sanitário e que, por instinto, os cães cobririam as fezes para que os demais animais não se contaminem com verminose ou outras doenças que ele porventura venha a ter. Mas existe também outra teoria que defende a ideia de que o cão tem esse comportamento devido aos hábitos de seus antepassados - que camuflavam seus rastros para evitar confrontos com possíveis inimigos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca