segunda-feira, 15 de junho de 2015

Prefeitura de Curitiba inicia cadastramento escolar para 2016


A Secretaria Municipal da Educação começou nesta segunda-feira (15) o cadastramento escolar das crianças nascidas nos anos de 2010, 2011 e de 1 de fevereiro até 31 de março de 2012.  Pais e responsáveis por crianças nascidas neste período e que desejam que estas ingressem na rede municipal de ensino de Curitiba em 2016, devem fazer o cadastramento até 31 de julho, pela internet, no site www.cidadedoconheimento.org.br.
O cadastramento escolar é um procedimento para a Secretaria Municipal de Educação planejar e organizar o atendimento na rede no próximo ano, nas turmas de educação infantil (maternal e pré-escolar) e primeiro ano do ensino fundamental, além de buscar novas alternativas e parcerias para o atendimento das crianças.

De acordo com a Emenda Constitucional n.º 59/09, a educação básica obrigatória e gratuita será dos quatro aos 16 anos a partir de 2016. Ou seja, crianças de 4 a 5 anos deverão estar matriculadas e frequentando uma unidade escolar. Até neste ano, o ingresso da criança de 4 a 5 anos nas unidades de educação poderia ser uma opção da família.
Está é a primeira etapa de cadastramento para o atendimento escolar em 2016. As demais etapas serão divulgadas nos próximos meses.
Fazer o cadastro é rápido e fácil, mas é preciso ficar atento ao prazo. Basta acessar o endereço eletrônico e clicar na área destinada ao procedimento, no centro da página. O resultado do cadastramento será divulgado de 16 a 20 de novembro, também pela internet. Quem tiver dificuldade ou dúvida no cadastramento pode procurar a escola municipal mais próxima de casa. As equipes estão preparadas para fazer a orientação
O cadastramento deve ser feito apenas pelas famílias que desejam vagas na rede púbica e cujas crianças não estejam matriculadas em unidades da rede ou nas unidades conveniadas. Nestes casos, o cadastramento será feito automaticamente.

Porém, as crianças nascidas em 2010, 2011 e de 1/01 até 31/03/2012 cujas famílias preencheram o cadastro de solicitação de vaga nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nos Centros de Educação Infantil Conveniados (CEIs) e que ainda aguardam a vaga precisaram ser agora cadastradas pela internet. As matrículas e as solicitações de vaga para a educação infantil durante 2015 continuarão a ser realizadas normalmente, nas unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca