segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Artigo do Governador



Grandes pais para o mundo

Flavio Dino

9 de agosto de 2015


Pais maranhenses de todos os cantos do Estado são exemplos de coragem e dedicação. O esforço diário para que seus filhos cheguem às suas próprias Canaãs, que significa “terra prometida”, os tornam verdadeiros exemplos de heróis do cotidiano. Poucas coisas são tão engrandecedoras quanto ouvir os relatos nos municípios maranhenses daqueles homens cujo maior sonho é que o filho tenha acesso a educação e oportunidades no mercado de trabalho, ou que na infância possam desfrutar de momentos alegres, com lazer e brincadeiras. São relatos de força e garra, que ecoam os grandes exemplos que a história do mundo cultivou.
Abraão é um dos maiores exemplos bíblicos de coragem e determinação, pois confiando nas promessas divinas saiu de sua casa para uma viagem sem volta, em direção à liberdade repleta de riscos que o desconhecido oferece. Como um dos primeiros heróis da humanidade, Abraão  ficou conhecido por ser o “pai de todos os que têm fé” ou “pai das multidões”.
A história do mundo traz outros monumentais exemplos de homens que se dedicaram à causa de transformar sua realidade e que, por serem grandes líderes, souberam conduzir seus povos em momentos de grandes desafios. Seja para proporcionar às suas nações conquistas sociais importantes ou ajudarem os povos oprimidos a conquistarem liberdade e direitos, os pais das nações nos inspiram a caminhar por sobre as dificuldades a fim de estabelecer conquistas para todos os descendentes da Mãe-Terra.
São inúmeros os pais de grandes causas, que marcaram a história pela ousadia e coragem de agir em momentos decisivos para os seus povos. George Washington, Benjamin Franklin e Thomas Jefferson são alguns dos “pais fundadores dos Estados Unidos”, que assinaram a Carta de Independência dos Estados Unidos frente ao domínio britânico e participaram da redação da Constituição daquele país, uma das mais importantes Cartas baseadas nos valores do iluminismo e que resultou em conquistas para todo o mundo ocidental.
A libertação econômica e social de diversos povos também são encontrados em trajetórias de dedicação a grandes causas como Mahatma Gandhi, que inspirou as atuações de Nelson Mandela na África do Sul e Martin Luther King nos Estados Unidos. Os três optaram pela luta através da “busca pela verdade” e da defesa enfática de valores como a humildade e a igualdade entre os povos. Ho Chi Minh (nome cuja tradução significa “aquele que ilumina”) foi também um grande “Pai de Nações”, por liderar o povo do Vietnã na luta contra o imperialismo, escrevendo com sangue e lágrimas uma das páginas mais heroicas do século 20.
No Maranhão, cito Negro Cosme um dos líderes da Balaiada, uma das maiores rebeliões populares do Brasil e que uniu o povo negro totalmente excluído e coisificado. Mesmo com a rebelião sufocada pelas forças militares, a força de Negro Cosme ecoa nas conquistas dos descendentes da África na luta por inclusão social e garantia de mais direitos.
Que os pais de multidões e os nossos herois do cotidiano, espalhados pelo mundo, sejam sempre a fortaleza para a esperança e a coragem necessárias para transformar a realidade, seguindo sempre o caminho da justiça e da igualdade. Em nome dos maranhenses que cuidam de seus filhos e também dos pais de multidões que as páginas da História do mundo registram, desejo que o dia dos pais seja sempre de homenagem aos exemplos que constroem um mundo melhor. Feliz Dia dos Pais, mesmo para aqueles que não podem ver seus filhos, mas não param de sentir o amor que nunca morre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca