quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Polícia Militar do Paraná cumpre seu dever e tem respeito da população, diz Richa


O governador Beto Richa participou, nesta quarta-feira (19), da comemoração pelos 161 anos da Polícia Militar do Paraná. Na solenidade, realizada na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, Richa enalteceu o trabalho da corporação, disse que ela cumpre plenamente seu dever e que, ao longo destes anos, conquistou o respeito e a admiração da população.
 “Pela importância desta gloriosa corporação, temos procurado prestigiá-la ao longo de todo nosso mandato. Nós reestruturamos as polícias do Paraná e procuramos valorizar cada um de nossos policiais”, afirmou Richa, ao lado do comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, de comandantes de Batalhões e Companhias, oficiais e praças e representantes das Forças Armadas.

O governador entregou três novos módulos móveis para o policiamento de São José dos Pinhais, Colombo e Campina Grande do Sul. A comemoração teve com um ponto alto o desfile “10 de Agosto”, dia do aniversário da Polícia Militar. Também foram condecorados os oficiais que se destacaram no exercício da função.
O governador disse que o principal objetivo do Governo do Estado é reduzir substancialmente os índices de criminalidade e tornar a polícia uma força de segurança cada dia mais próxima da população. “Uma polícia cidadã, tropa de moral alto, de braços dados com a comunidade, sobretudo nos bairros pobres, que mais precisam da ação policial”, afirmou Richa,

A solenidade estava marcada para o dia 10 de agosto, data do aniversário, mas foi adiada para esta quarta-feira por causa da morte do soldado Abrão Kanclarovicz, em Mallet, no Sul do Estado.

AVANÇOS – O governador citou os avanços do Paraná na área de segurança pública, com a intensificação das megaoperações policiais, prisão de quadrilhas que agiam na explosão de caixas eletrônicos e no tráfico de drogas e a redução dos índices de homicídios. Em 2010, o Paraná tinha 30,4 homicídios a cada 100 mil habitantes. Essa taxa caiu para 22,6 a cada cem mil no ano passado e, em 2015, a previsão é chegar a uma taxa de 21,5 homicídios a cada 100 mil habitantes.

Desde 2011, foram contratados 10 mil policiais, adquiridas 1.500 novas viaturas e criados três novos batalhões – incluindo o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), em Marechal Cândido Rondon – três novas companhias independentes e 14 unidades Paraná Seguro, além da descentralização do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer).

Richa citou, também, a autorização, na semana passada, da abertura de cem novas vagas para o curso de formação de oficiais 2016.

POLÍCIA CIDADÃ – Para o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, o foco da Polícia Militar é se tornar cada dia mais cidadã, atuando próxima da população. “Os desafios do momento são aumentar o peso estratégico da corporação perante à sociedade por meio de ações comunitárias e de humanização da conduta policial”, disse ele.

“A Polícia Militar tem amadurecido e se postado ao lado do cidadão, mesmo com os problemas que temos por atuar numa área crítica. Somos a mão amiga e o braço mais visível do Estado na proteção social”, afirmou o comandante.

MÓDULOS MÓVEIS –Os novos módulos móveis entregue para os municípios irão aperfeiçoar o trabalho policial e o atendimento ao cidadão da Região Metropolitana de Curitiba. Para a prefeita de Colombo, Beth Pavin, que recebeu um dos módulos, a veículo vai ajudar na redução da criminalidade do município de 240 mil habitantes.

“A cidade já conta com um módulo policial hoje, mas como é dividida em três grandes regiões, o novo veículo irá ampliar o patrulhamento”, afirmou. “Ele irá às regiões mais populosas, onde há grande número de estabelecimentos comerciais, e vai somar às ações de policiamento. Os módulos móveis dão mais visibilidade à polícia por garantir sua presença ostensiva”, disse.

MORAL DA TROPA – A Polícia Militar do Paraná foi criada em 10 de agosto de 1854, com a denominação de Companhia de Força Policial. A função primordial da Corporação é o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública.

O desfile “10 de Agosto”, dia do aniversário da Polícia Militar, realça a importância da data e busca elevar o moral da tropa. Nesta quarta-feira, desfilaram o efetivo da PMPR, as viaturas e os equipamentos da corporação.

Foi entregue a Medalha de Humanidade aos bombeiros e policiais que realizaram atos de heroísmo; Medalha de Sangue, aos oficiais feridos em combate; Medalha de Mérito Escolar, para aqueles que concluíram os cursos de aperfeiçoamento; e a Medalha Coronel Sarmento, entregue a civis e militares que se destacaram em favor da segurança pública.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas; o subcomandante-Geral da PM, coronel Carlos Alberto Buhrer Moreira; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Júnior; o comandante do 1º CRPM, coronel Péricles de Matos; o comandante do 6º Comando Regional da PM, coronel Chehade Elias Geha, além de comandantes de Batalhões e Companhias, oficiais e praças e representantes das Forças Armadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca