quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Tribunal de Contas da União deve aprovar rejeição de contas do governo Dilma


Pistas dadas pelos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) sugerem que o colegiado deverá aprovar a rejeição das contas do governo da presidente Dilma Rousseff, referentes ao ano de 2014. Perguntado sobre o julgamento, esperado para meados de outubro, o relator do processo, ministro Augusto Nardes, teria dito que “as instituições têm que funcionar”.
As informações são de reportagem desta quarta-feira (9/9) do jornal Valor Econômico. A publicação revela ainda que a inclinação da maioria dos ministros do TCU é a de acompanhar o voto do relator.
O colegiado tem sofrido forte pressão popular para reprovar as contas da presidente. Um exemplo da cobrança nas ruas se deu há duas semanas, quando o famoso boneco inflável do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, o “Pixuleco”, foi posicionado estrategicamente em frente ao escritório do TCU em São Paulo.
Manobras
Com o julgamento inicialmente previsto para junho, a concessão de novos prazos para a apresentação da defesa do governo petista levantou suspeitas de uma possível manobra para evitar a rejeição das contas, algo que seria inédito.
De acordo com o novo cronograma do processo, o governo tem até o dia 11 de setembro para entregar a sua defesa. Os auditores do TCU terão então 15 dias para avaliar o material e emitir um parecer. O relator terá uma semana para preparar o seu voto, e a expectativa é que o julgamento ocorra na segunda quinzena de outubro. Caso as contas sejam reprovadas, a matéria segue para avaliação no Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca