sábado, 26 de setembro de 2015

Violência contra os idosos

Crônica do amanhecer

De HS

Os idosos precisam ser felizes, de bem com a vida!... Não podem viver pressionados.  
Os idosos precisam viver uma vida saudável. 
Cada idoso (ou idosa) precisa curtir a sua aposentadoria com a felicidade no sorriso, desfrutar dos bens que construiu com alegria ao longo da vida, viver bem no seio da família.  Se não tem renda, isso não o impede de ser feliz, pois o aconchego familiar e de amigos, a solidariedade de todos e o apoio do Estado como instituição têm o dever de garantir os seus direitos à felicidade.
Deixemos os idosos livres para usar os seus cartões, decidir sobre suas caminhadas de lazer pelos parques, assistir aos seus programas de TV com plena liberdade de escolha, decidir passear por aonde quiser, fazer leitura daquilo que desejar, viver, amar, decidir... Tudo com liberdade, segurança e um olhar de amor e proteção, que o Estado (como instituição), a família e todos os membros da sociedade precisam garantir aos irmãos idosos, mais velhos.
No entanto, não é isso que vem acontecendo. Há casos de maus-tratos aos idosos.
Li na manhã de hoje no Jornal Estado do Maranhão uma longa reportagem sobre os idosos. Logo no início vem um pequeno texto revelando que muitos idosos estão sendo vítimas de negligência, violência psicológica e física, além de outras formas de descaso.
Mais adiante, diz o texto: “A cada hora, pelo menos dois idosos sofrem algum tipo de violência no Brasil, conforme dados da Secretaria de Direitos Humanos. Em São Luís, de janeiro a agosto deste ano, 905 casos de violência contra idosos foram registrados pela Defensoria Pública do Estado (DPE) na região metropolitana. Os números foram considerados elevados e são reflexo da sociedade, que desrespeita os direitos desse público.”

De HS, nesta manhã de sábado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca