Busca

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

O PODER DA MÍDIA

Por Hélcio Silva

(01/08/2016)



Tudo hoje, em política, principalmente em período eleitoral, parece ter a influência da mídia. E essa influência vem pela força da informação, tão importante torna-se a comunicação.

O povo, que é a verdadeira fonte do poder, orienta-se, em muitos casos, pelo que diz a mídia.  

Pela força e importância que a mídia tem, está ela, nos dias de hoje, interessada realmente em defender as causas públicas pelo bem do povo? Tem cobrado isso dos políticos?... Ou a mídia está mais a serviços dos poderosos grupos políticos?

Vamos ao poderoso e forte sistema de Rádio e TV. Este sistema está realmente, em grande monta, em poder de políticos e de poderosas forças econômicas e, também, de pastores. Políticos e evangélicos controlam parte dessa grande força...  É verdade ou não?

O jornal impresso perdeu força. As grandes revistas ainda têm bala na agulha!... Mesmo assim, muitos tradicionais jornais ainda recebem influência de grandes grupos econômicos e políticos.

Unidos, os blogs formam uma grande força no espaço forte do poder, o que preocupa os poderosos.

Como os políticos estão, então, tentando exercer influência sobre alguns blogs?... Exercem ou não?

Se isso ocorre, de que maneira agem fortes grupos políticos para controlar parte dessa imensa força da mídia? É possível que isso aconteça? Ou os blogs são todos independentes, protegidos de quaisquer influências vindas de pecadoras forças políticas?

Quando Dilma foi afastada do poder, circulou notícia de que o novo governo havia cortado milionárias verbas que eram destinadas a blogs aliados do governo da então presidenta. A notícia não foi desmentida.  

Hoje, os blogs estão em quase todos os municípios, com informações que chegam a tempo real.

Pela força que têm esses veículos da mídia, muitos políticos nomeiam equipes somente para ler blogs. Duvidam? Pois, não duvidem!

Se toda essa força da mídia (rádio, jornal, Tv, portais, blogs) se unir em defesa das causas públicas, a política, os administradores públicos e os políticos teriam outro comportamento. Estariam todos prestando melhor serviço à sociedade, com boas gestões públicas.

Não podemos permitir que os políticos controlem a mídia. A mídia, pela sua importância social, deve estar sempre a serviço do povo, em defesa das causas justas, nunca controlada pelo poder político, pelo poder econômico ou pelo governo. 

Nenhum comentário: