segunda-feira, 19 de setembro de 2016

ADVOGADO DOS POBRES


Agenor Santos

Advogado dos pobres! Quem é ele? A minha curiosidade foi despertada quando ainda criança  ouvia  comentários sobre esse profissional, especializado em Direito Penal. Um excelente tribuno, considerado um expoente e agregava outras virtudes: bom caráter, desenvoltura, boa dicção e ótima  fluência no trato com o nosso  português. Era incansável defensor dos pobres. Lembrei-me  dos comentários sobre os elogios desse causídico, que até então era para mim um sujeito oculto.

Cresci e pude conhecê-lo. Fiquei deslumbrado com aquele decano de cabelos grisalhos e de humildade incrível. Entendi as razões de ser tão admirado. Avesso a política partidária, contrariando os de má-fé que diziam  não acreditar na benevolência sem interesse político. Os seus críticos de certa forma tinham razão, porque verdadeiramente é isso que acontece com frequência, pessoas se engajarem em movimentos comunitários, sindicais e outros, visando ocupar espaço numa  legenda partidária. Não fazia sentido, portanto, a referência de insinuação do possível  projeto de candidatura a cargo eletivo do nosso renomado advogado, que sempre postergou o assédio para tal fim.

O ilustre personagem  Dr. Raul de Oliveira(fictício), que tive o privilégio de conhecê-lo, de ouvi-lo e  de me espelhar um pouco com suas virtudes tão escassas hoje em dia. O seu passamento ocorreu no mesmo dia  do seu nascimento 7 de setembro, em São Luis do Maranhão aos 92.  (1920-2012). Um grande exemplo de cidadania e profissionalismo.

Agenor Boaventura dos Santos/Pedagogo/
Pós-graduado em Docência Superior/Poeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca