Busca

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Temer: "a escola deve ser grande aliada do jovem em sua formação"

Ao lançar o Novo Ensino Médio nesta quinta-feira (22), o presidente da República destacou que medidas vão ajudar jovens a seguirem seus sonhos.


Portal Planalto

Em seu discurso durante o lançamento do Novo Ensino Médio nesta quinta-feira (22) o presidente da República, Michel Temer, afirmou que a escola deve ser uma “grande aliada de cada jovem na sua formação, intelectual e social”. Para ele, o projeto vai inovar a educação no Brasil ao flexibilizar o currículo escolar de acordo com o interesse do aluno, fomentar a implementação de escolas em tempo integral e oferecer a formação técnica profissional.

“O Novo Ensino Médio deve, portanto, ajudar os cidadãos a perseguir seus sonhos. É isso o que pretende, pude perceber, o novo currículo escolar e a política de fomento ao ensino em tempo integral que lançamos hoje. Queremos, aliás, dar um salto de qualidade na educação brasileira”, ressaltou o presidente.

O projeto foi encaminhado ao Congresso Nacional por meio de Medida Provisória (MP) porque, segundo Temer, a ação é urgente. Ele citou o ministro da Educação, Mendonça Filho, que disse que as crianças e jovens não podem aguardar. “Daí, a ideia da medida provisória”, explicou Temer. “Se nós nos esforçamos enormemente para fazer todas as escolas em tempo integral, nós ganhamos muito na educação do povo brasileiro”, completou.

Temer disse, ainda, que o Novo Ensino Médio baseia-se em um modelo já testado e aprovado em países avançados. “Ainda há pouco o governador de Pernambuco, [Paulo Câmara], mencionava o caso da Coréia do Sul, em que todo o ensino é em tempo integral e ninguém pode ignorar os avanços que se verificaram na Coréia do Sul em face dessa formação”.

“A partir de agora, repito, os jovens brasileiros poderão escolher um currículo mais adaptado às suas vocações, às suas aspirações e aos seus planos”, concluiu o presidente da República.

Nenhum comentário: