quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Vereador Galdino agride vereadora em Curitiba


vereador Galdino  - acusado de agressão - pode ser expulso
Na manhã de hoje, bem antes do almoço, percorri as páginas eletrônicas dos sites de Curitiba e vi uma denúncia grave contra o vereador Galdino, do PSDB, acusado de agredir a vereadora Carla Pìmentel... A acusação vai além do que acabo de escrever. Coisas graves!
O vereador foi levado à Delegacia da Mulher, podendo, inclusive, ser expulso do PSDB, que já divulgou uma nota oficial.
Leia aqui no meu blog a reportagem que saiu esta manhã no site do Paraná Portal. Leia também, no final da reportagem, a nota do PSDB de Curitiba sobre o lamentável e vergonhoso episódio.

Veja:

Professor Galdino pode ser expulso de seu partido após agredir vereadora


A suspeita de que o vereador professor Galdino (PSDB) agrediu a vereadora Carla Pimentel (PSC) vai ser analisada em uma audiência na semana que vem. O caso aconteceu nesta quarta-feira (14), em uma sala ao lado do plenário da Câmara Municipal, quando o vereador teria agredido fisicamente e assediado sexualmente Carla. A denúncia foi levada para a Delegacia da Mulher. Durante a tarde, ambos os parlamentares prestaram depoimento. Também foram ouvidos os vereadores Bruno Pessuti (PSD), Rogério Campos (PSC), e Jonny Stica (PDT), que testemunharam o ocorrido.

Todos foram liberados, inclusive o professor Galdino, apenas no final da tarde. O vereador deixou a delegacia após assinar de um termo circunstanciado (TC), por vias de fatos e importunação ofensiva ao pudor.

Após ouvir os envolvidos, a delegacia encaminhou o caso ao Poder Judiciário. Na próxima quarta-feira (21), a suspeita de agressão volta a ser analisada em uma audiência de conciliação no 14º Juizado Especial.

Caso

O episódio aconteceu por volta das 10h desta quarta feira, na sala de reunião dos vereadores. Segundo a vereadora, Galdino a teria apalpado na tentativa de tirar um santinho das mãos dela. Logo após a confusão, Carla Pimentel usou o plenário para pedir a ação da Guarda Municipal.

O vereador foi encaminhado pela Guarda Municipal para o 1º Distrito Policial. Lá, Carla Pimentel registrou um boletim de ocorrência e a denúncia foi encaminhada para a Delegacia da Mulher. Galdino passou a tarde em uma sala reservada da Delegacia da Mulher. Após ser liberado, o vereador falou com a imprensa e, mais uma vez, negou todas as acusações.

Expulsão

O diretório municipal do PSDB, partido de Galdino, enviou uma nota de agravo ao presidente da Câmara, Ailton Araújo (PSC). O partido informou que um processo disciplinar será aberto o que pode levar à expulsão do vereador do PSDB. Além disso, o PSDB Mulher encaminhou à Presidência da Comissão Executiva um pedido para que o caso seja apurado.

As acusações de agressão também vão ser investigadas pela Câmara Municipal de Curitiba.

Galdino já foi alvo de três processos no Conselho de Ética na Câmara, no mandato anterior, por racismo, assédio e quebra de decoro. Todos foram arquivados. Na atual legislatura, Galdino responde a processo na corregedoria contra jornalistas da Casa por assédio moral e ofensa.

PSDB de Curitiba divulga nota de agravo

O Diretório Municipal do PSDB em Curitiba manifestou, em carta endereçada ao presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Aílton Araújo, uma nota de agravo aos fatos noticiados pela imprensa na manhã desta quarta-feira (14) que envolvem o vereador Professor Galdino. Segundo o presidente do Diretório Municipal, Juraci Barbosa Sobrinho, um processo disciplinar será aberto, que poderá resultar na expulsão de Galdino do partido.
Segue a íntegra da carta: 

"Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Curitiba

 Venho, com os melhores cumprimentos, na condição de Presidente da Executiva do PSDB de Curitiba, encaminhar a Vossa Excelência nota de AGRAVO aos lamentáveis fatos noticiados pela imprensa local nessa manhã, que envolvem diretamente o Vereador Prof. Galdino.

Afirmo com veemência que o PSDB de Curitiba repudia não só a falta de decoro, mas principalmente as agressões físicas, especialmente contra mulheres, motivo pelo qual já determinei ao Conselho de Ética do Diretório Municipal a abertura de processo disciplinar para apurar os fatos, que, se confirmados, resultarão na expulsão do filiado infrator.

Informo também que o PSDB Mulher já encaminhou à Presidência da Comissão Executiva requerimento de apuração dos fatos e aplicação de sanções disciplinares ao Vereador.

Por fim, esclareço que o Vereador Prof. Galdino NÃO É CANDIDATO ao pleito de 2016, uma vez que não obteve legenda na convenção municipal, e não pode ser confundido com o candidato Edu Galdino.

Cordialmente,

Juraci Barbosa Sobrinho

Presidente PSDB Curitiba"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca