A DOR ALIMENTA A CORAGEM
Carlos Alberto Lima Coelho
“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”.
Ouvíamos a música, Quantas Lágrimas, composição de Manacés, inspirada no seu tempo, desde o alvorecer até os atuais do seu anoitecer interior. Quantas lágrimas – disse ele - eu tenho derramado, só em saber que não posso mais, reviver o meu passado. Eu vivia cheio de esperança, e de alegria, eu cantava, eu sorria; mas hoje em dia eu não tenho mais, a alegria dos tempos atrás; Só melancolia os meus olhos trazem; Ai, quanta saudade a lembrança traz; Se houvesse retrocesso na idade, eu não teria saudade, da minha mocidade.
O Espiritismo tem desmistificado, para nós, muitos dos questionamentos sobre a vida corpórea. Quem somos, o que estamos fazendo aqui, qual o nosso verdadeiro papel nesta vida. Os porquês dos acontecimentos que entristecem o mundo, principalmente o desencarne, através de ações violentas, como a guerra, que destrói tudo que estiver em seu raio de ação.
“Todas as coisas, na Terra, passam...os dias de dificuldades, passarão... passarão também os dias de amargura e solidão... as dores e as lágrimas passarão. As frustrações que nos fazem chorar...um dia passarão. A saudade do ser querido que está longe, passará. Dias de tristeza... Dias de felicidade... São lições necessárias que, na Terra, passam, deixando no espírito imortal as experiências acumuladas.
Se hoje, para nós, é um desses dias repletos de amargura, paremos um instante. Elevemos o pensamento ao Alto, e busquemos a voz suave da Mãe amorosa a nos dizer carinhosamente: isso também passará...E guardemos a certeza, pelas próprias dificuldades já superadas, que não há mal que dure para sempre.
O planeta Terra, semelhante a enorme embarcação, às vezes parece que vai soçobrar diante das turbulências de gigantescas ondas. Mas isso também passará, porque Jesus está no leme dessa Nau, e segue com o olhar sereno de quem guarda a certeza de que a agitação faz parte do roteiro evolutivo da humanidade, e que um dia também passará...
Ele sabe que a Terra chegará a porto seguro, porque essa é a sua destinação. Assim, façamos a nossa parte o melhor que pudermos, sem esmorecimento, e confiemos em Deus, aproveitando cada segundo, cada minuto que, por certo... também passarão...Tudo passa...exceto DEUS!" Deus é o suficiente! “ (2)
Autores desconhecidos têm publicado verdadeiras pérolas, que nos servem de reflexão, algumas servindo para mudança de hábitos, de base para ensinamento a outras pessoas que não têm tido a oportunidade de buscar tais informações, e que também as ampliamos a área de expansão das redes sociais para que o maior número possível de internautas se envolvam com esses conhecimentos. Tudo na vida permite que formemos uma cadeia pensamentos, ensinamentos, ações, em diversas áreas de comportamentos puros ou impuros, de acordo com o seu livre arbítrio, para que sigamos uma meta, um planejamento, um sentido de crescimento intelectual ou moral, que vai nortear a nossa vida.
Dizem: “Cada um que passa em nossa vida passa sozinho...porque cada pessoa é única para nós, e nenhuma substitui a outra...cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só...levam um pouco de nós mesmos, e deixam um pouco de si mesmos. Há os que levam muito, mas não há os que não levam nada. Há os que deixam muito, mas não há os que não deixam nada. Esta é a mais bela realidade da vida... A prova tremenda de que cada um é importante e que ninguém se aproxima do outro por acaso!
A amizade é um amor que nunca morre. É uma virtude que muitos sabem que existe, alguns descobrem, mas poucos reconhecem. Quando é sincera o esquecimento é impossível. A confiança, tal como a arte, não deriva de termos resposta para tudo, mas, de estarmos abertos a todas as perguntas.
A dor alimenta a coragem. Você não pode ser corajoso se só aconteceram
coisas maravilhosas com você. A esperança é um empréstimo pedido à felicidade. A felicidade não é um prêmio, e sim uma consequência, a solidão não é um castigo, e sim um resultado. A felicidade não está no fim da jornada, e sim em cada curva do caminho que percorremos para encontrá-la. A gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes, a gente logo enxerga. A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você. A infelicidade tem isto de bom: faz-nos conhecer os verdadeiros amigos. A inteligência é o farol que nos guia, mas é a vontade que nos faz caminhar. A maior fraqueza de uma pessoa é trocar aquilo que ela mais deseja na vida, por aquilo que ele deseja no momento. A persistência é o caminho do êxito. A pior solidão é aquela que se sente na companhia de outros.
A solidão é uma gota no oceano que só olha para si mesma...uma gota que não sabe que é oceano...Amigos são a outra parte do oceano que a gota procura... A tua única obrigação durante toda a tua existência é ser verdadeiro para contigo próprio. A verdadeira amizade deixa marcas positivas que o tempo jamais poderá apagar. A verdadeira amizade é aquela que não pede nada em troca, a não ser a própria amiga. A verdadeira generosidade é fazer alguma coisa de bom por alguém que nunca vai descobrir. A verdadeira liberdade é poder tudo sobre si. Algumas pessoas acham-se cultas porque comparam sua ignorância com as dos outros.
Amigo de verdade é aquele que transforma um pequeno momento em um grande instante. Amigo é a luz que não deixa a vida escurecer...é aquele que conhece todos os seus segredos e mesmo assim gosta de você! Amigo é aquele que nos faz sentir melhor e sobre tudo nos faz sentir amados...é aquele que, a cada vez, nos faz entrever a meta e que percorre conosco um trecho do caminho. Amigos são como flores cada um tem o seu encanto por isso cultive-os.
Amizade é como música: duas cordas afinadas no mesmo tom, vibram juntas... amizade, palavra que designa vários sentimentos, que não pode ser trocada, por meras coisas materiais... deve ser guardada e conservada no coração!!!
As pessoas entram em nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem. Celebrar a vida é somar amigos, experiências e conquistas,
dando-lhes sempre algum significado. Diante de um obstáculo não cruzes os braços, pois o maior homem do mundo morreu de braços abertos.
Elogie os amigos em público, critique em particular. Errar é humano, perdoar é divino. Evitar a felicidade com medo que ela acabe; é o melhor meio de ser infeliz. Faça amizade com a bondade das pessoas, nunca com seus bens! Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.
Chorar não resolve, falar pouco é uma virtude, aprender a se colocar em primeiro lugar não é egoísmo. Para qualquer escolha se segue alguma consequência, vontades efêmeras não valem a pena, quem faz uma vez, não faz duas necessariamente, mas quem faz dez, com certeza faz onze. Perdoar é nobre, esquecer é quase impossível. Quem te merece não te faz chorar, quem gosta cuida, o que está no passado tem motivos para não fazer parte do seu presente, não é preciso perder para aprender a dar valor, e os amigos ainda se contam nos dedos. Aos poucos, você percebe o que vale a pena, o que se deve guardar para resto da vida, e o que nunca deveria ter entrado nela. Não tem como esconder a verdade, nem tem como enterrar o passado, o tempo sempre vai ser o melhor remédio, mas seus resultados nem sempre são imediatos” (3)
É como disse Neio Lúcio, autor de livros infantis e de mensagens. O Espírito Neio Lúcio é antigo conhecido do Espírito Emmanuel, apareceu na obra Cinquenta anos depois sob a alcunha de Cneio Lucius. Em uma de suas existências terrestres, o autor espiritual também se relacionou com o médium Francisco Cândido Xavier, quando reencarnou como o educador Arthur Joviano, pai de Rômulo Joviano, chefe de Chico Xavier na Fazenda Modelo, em Pedro Leopoldo (MG). Como Arthur Joviano, Neio Lúcio contribuiu ativamente para a formação de uma nova diretriz da educação primária no início do século XX com o Programa de ensino (1906), método que buscava combater o analfabetismo e ensinar o maior número possível de crianças a ler e escrever. Após retornar ao mundo espiritual em 1934, o Espírito Neio Lúcio ditou diversas obras a Chico Xavier, seis das quais fazem parte do catálogo da FEB Editora, são eles: Alvorada Cristã, Jesus no Lar, Mensagem do Pequeno Morto, A Vida Fala 1, A Vida Fala 2, A Vida Fala 3. (Fonte: Desconhecida.)
Ele publicou o texto: Dá de ti mesmo, que foi psicografado por Chico Xavier:
Declaraste não possuir dinheiro para auxiliar. Acreditas que um pouco de papel ou um tanto de níquel te substituem o coração? Esqueces-te, meu filho, de que podes sorrir para o doente e estender a mão ao necessitado?
A flor não traz consigo uma bolsa de ouro e, entretanto, espalha perfume no firmamento. O céu não exibe chuvas de moedas, mas enche o mundo de luz.
Quanto pagas pelo ar fresco que, em bafejos amigos, te visita o quarto pela manhã? O oxigênio cobra-te imposto? Quanto te custa a ternura materna?
As aves cantam gratuitamente. A fonte que te oferece o banho reconfortador não exige mensalidade. A árvore abre-te os braços acolhedores, repletos de flor e fruto, sem pedir vintém.
A bênção divina, cada noite, conduz o teu pensamento a bendito repouso no sono e não fazes retribuição de espécie alguma. Habitualmente sonhas, colhendo rosas em formoso jardim, junto de companheiros felizes; no entanto, jamais te lembraste de agradecer aos gênios espirituais que te proporcionam venturoso descanso.
A estrela brilha sem pagamento. O Sol não espera salário.
Por que não aprenderes com a Natureza em torno?
Por que não te fazeres mais alegre, mais comunicativo, mais doce?
Tens a fisionomia seca e ensombrada por faltar-te dinheiro excessivo e reclamas recursos materiais para ser bom, quando a bondade não nasce dos cofres fortes.
Sê irmão de teu irmão, companheiro de teu companheiro, amigo de teu amigo. Na ciência de amar, resplandece a sabedoria de dar. Mostra um semblante sereno e otimista, aonde fores. Estende os braços, alonga o coração, comunica-te com o próximo, através dos fios brilhantes da amizade fiel.
Que importa se alguém te não entende o gesto de amor?
Que seria de nós, meu filho, se a mão do Senhor se recolhesse à distância, por temer-nos a rudeza e a maldade?
Dá de ti mesmo, em toda parte. Muito acima do dinheiro, pairam as tuas mãos amigas e fraternais. (4)
(1) Dalai Lama
(2) Chico Xavier – Emmanuel
(3) Autores Desconhecidos
(4) Do cap. 30 do livro Alvorada Cristã, de Neio Lúcio, obra psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.