sábado, 23 de fevereiro de 2013

A tragédia de Santa Maria


Familiares de vítimas de incêndio criam associação em Santa Maria

Grupo cobrará resultados das investigações e os direitos dos envolvidos na Justiça

Do Correio do Povo - Porto Alegre


Perto de completar um mês do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, familiares de vítimas e sobreviventes da tragédia se reuniram na manhã deste sábado para oficializar a criação de uma associação sem fins lucrativos. Cerca de 700 pessoas estiveram presentes no ginásio do colégio Marista, no centro da cidade, onde formaram a diretoria e os conselhos fiscal e administrativo da entidade.

O objetivo do grupo, além de fornecer suporte emocional aos envolvidos, é cobrar resultados das investigações sobre o incêndio e os direitos dos parentes na Justiça, conforme o presidente Adherbal Ferreira. “Mas esse momento não é para pensar só em indenização", salientou. A primeira reunião será na segunda-feira, quando serão avaliadas as primeiras ações a serem tomadas.
A tragédia

O incêndio na boate Kiss – que fica na Rua dos Andradas, Centro de Santa Maria – começou por volta das 2h30min da madrugada de 27 de janeiro. O público jovem participava de uma festa organizada por estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A tragédia deixou 239 pessoas mortas.

Segundo testemunhas, o fogo teria começado quando um dos integrantes da banda Gurizada Fandangueira, que acabara de subir ao palco, lançou um sinalizador. O objeto teria encostado na forração da casa noturna. As pessoas não teriam percebido o fogo de imediato, mas assim que o incêndio se espalhou, a correria teve início.
Conforme relatos, os extintores posicionados na frente do palco não funcionaram.

Em pânico, muitos não conseguiram encontrar a única porta de saída do local e correram para os banheiros. Aqueles que conseguiram fugir em direção à saída, ficaram presos nos corrimãos usados para organizar as filas. A boate foi tomada por uma fumaça preta e as pessoas não conseguiam enxergar nada. A maioria morreu asfixiada dentro dos banheiros ou na parte dos fundos da boate. No total, 239 jovens morreram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca