quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Questão das drogas e da dependência química


Evento religioso terá informações sobre programas de prevenção às droga


Reunião sobre o tema

O evento Bote Fé Curitiba, marcado para o próximo sábado (23), na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, tem a parceria da Prefeitura de Curitiba. O encontro religioso é uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que neste ano acontecerá no Brasil, em julho.
A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), em conjunto com a Secretaria Antidrogas Municipal (SAM), estará presente no Bote Fé Curitiba, oferecendo informação aos participantes sobre a questão das drogas e da dependência química e também distribuindo materiais sobre o assunto.
“Nós também vamos participar com os projetos Papo Legal, que durante o ano letivo percorre as escolas de Curitiba com palestras de prevenção, e Caravana do Bem”, explica o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Cláudio Frederico de Carvalho.
No local, haverá uma tenda e um ônibus da Secretaria Antidrogas Municipal e serão distribuídas cartilhas educativas. A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ) também participará do evento com equipamentos para recreação infantil e outras atividades de lazer, além de uma campanha que visa arrecadar doações para assistir adolescentes em situação de risco e jovens com dependência química em Curitiba.

"Bota Fé Curitiba" contará com ação solidária

Parceria
Um encontro realizado nesta semana (18) reuniu representantes das secretarias municipais da Defesa Social e Antidrogas, da Mulher e da Saúde, além da Fundação de Ação Social (FAS).
Foram discutidos ações e investimentos voltados à prevenção ao uso e abuso de substâncias psicoativas. “Haverá uma ampliação dos projetos desenvolvidos pela Secretaria Antidrogas devido à fusão com a Secretaria da Defesa Social”, disse o diretor da Guarda Municipal, representante das duas secretarias no encontro.
Outro assunto em pauta foram as ações do projeto Mães Contra o Crack, que terá participação efetiva da Secretaria da Mulher. Questões de prevenção às drogas nas escolas e vagas de internamento para dependentes químicos também foram discutidas.
Entre outras autoridades, participaram da reunião a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet, e a secretária municipal da Mulher, Roseli Isidoro.

Mães contra o Crack

Com recursos da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, o projeto prevê a ação de cem mães em toda a cidade, sendo dez por regional. As mulheres atuam como multiplicadoras na prevenção ao uso do crack e no encaminhamento dos dependentes ao tratamento e a programas de apoio da Prefeitura.
A partir da seleção, a Antidrogas capacita as mulheres para que reconheçam o problema, saibam o que é a droga e os efeitos dela e a forma de abordagem. O conteúdo segue o curso da secretaria de formação de multiplicadores. Após o treinamento, as mães selecionadas vão atuar junto a comunidades de risco da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca