sábado, 30 de maio de 2020

Artigo de Jersan Araújo

Movimentação atípica na política brasileira


Jersan Araújo 


Os ataques do presidente a membros dos poderes judiciário e legislativo, a governadores que se opõem às suas atitudes e a quem tentar “desmoralizá-lo” tiveram resposta imediata e ríspida: chega! Chega! Tem de haver respeito às decisões do poder executivo! Disse.

Na verdade, quem manda hoje no Brasil são deputados, senadores e ministros do STF. 

Todas as ações, e até nomeações de cargos que a princípio são privativos do presidente, já foram barrados por ministros do supremo por se tratar de amigos do filho do mandatário maior ou sabe-se lá de quem. Isso é correto? Esses ministros não estariam “cutucando a onça com vara curta”? E a reunião do ministério que “vazou” com a todos os palavrões pronunciados por Bolsonaro? Algum dia se ouviu falar que uma “reunião secreta” do STF ou do Congresso Nacional ou até mesmo de assembléias legislativas chegou ao conhecimento público? Acho que não.

Pois bem. Depois de todos esses atreveres veio a reunião do presidente da República, presidentes da Câmara Federal, do Senado e os governadores. Fumaram o “cachimbo da paz”. Mas logo depois o governador do Rio de Janeiro fez besteira e a Polícia Federal passou a investigá-lo e a fazer busca e apreensões nas residências dos suspeitos de terem roubado o dinheiro da Saúde.

 o pau voltou a cantar na cabeça do presidente Jair Bolsonaro, acusado de comandar a operação por vingança contra o governador carioca. Aí foi um Deus nos acuda. 

Governadores de São Paulo, Maranhão e outros se manifestaram reprovando uma suposta vingança do presidente que poderia, inclusive, alastrar-se por outros estados.

Flávio Dino, aqui do Maranhão, foi um dos primeiros a colocar a “barba de molho” por entender que essa investigação poderia chegar aqui, mas não disse o porquê. Pergunta-se: há algo errado? Há denúncias de desvio de verbas da Saúde? Acho que ainda não. Mas, é lógico, que como se trata de muitos milhões de reais destinados ao Maranhão, para combate ao coronavírus, a oposição está de olho na aplicação desse dinheirão.

E nesse sentido tem o apoio do presidente, famoso pelas atitudes arrogantes, agressões à imprensa, falta de compostura considerando-se o cargo que ocupa desaforado e grosseiro. 

Nada disso merece o apoio da sociedade. Mas tem uma qualidade que falta a quase todos os homens públicos do Brasil: não é corrupto. Desse cancro que corroeu e continua corroendo as riquezas e a dignidade do nosso país ele não usa, ao contrário, abomina. Não roubar é uma virtude de poucos e merecem aplausos. Combatê-lo é melhor ainda.

Quanto a isso ele tem moral para falar alto. Afinal trava discussões com um Congresso Nacional eivado de corruptos e com um tribunal, também, cheio de ministros denunciados de vender sentença em troca de dinheiro, como recentemente denunciou o senador Ca juru, para todo o mundo.

Então abaixo Bolsonaro por muitas atitudes aqui citadas.  Viva Bolsonaro por não ser corrupto nem admitir a corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca