quinta-feira, 7 de julho de 2022

Minha crônica do amanhecer (07 / 07 / 2022)

Sentado à beira-mar


Hélcio Silva

Minha crônica do amanhecer

(07 / 07 / 2022)

Amanheci pensando no povo rural dos nossos municípios, povos abandonados -  quase todos abandonados - pelos políticos que só aparecem em épocas de eleição, principalmente aproveitando os festejos de São João.

As estradas da zona rural são estradas abandonadas, intransitáveis, notadamente, em período de fortes chuvas...

Nossos prefeitos, em grande maioria, despreparados para o exercício do cargo, aliados, em período de eleição, com figuras sem compromissos com a causa pública dos nossos irmãos do interior.

E aí, aparecem muitos aventureiros com suas emendas, piores que qualquer soneto imbecil, trazendo no prato a comida amarga da enganação.

O homem rural, as crianças do interior e as famílias da zona rural dos nossos municípios continuam abandonados...

Depois das eleições, os aventureiros das emendas enganosos somem, desaparecem..., e só retornam depois de 4 anos, com novas emendas, enganando o povo, nas festas de São João!

E eu estava nessa minha luta imaginativa pelo povo da zona rural do Maranhão, quando, vindo de lá de longe, ouço o grito dos povos indígenas.

E ouço, e leio, nas redes sociais de hoje a mensagem de Tapi Yawalapiti:



"Os povos indígenas da região do Alto Xingu, aguardam realização ritual kuarup, um ritual sagrado. Viva povo do Xingu!!!"

E não é só... Mais à frente de onde estou vejo Kerexu, em sua campanha para a Câmara Federal...

E vem exibindo o seu escudo de luta, naquela manhã de 28 de maio:

“É com o espírito de lutar pela Mãe-Terra, pelo futuro de jovens, crianças, animais e gerações por vir, que precisamos, agora, já, da Bancada do Cocar. Vamos lutar pelos direitos da natureza em oposição à distopia de terra arrasada, do colapso climático. Esse é o nosso chamado!”


*******

E eu aqui, à beira-mar, entre e à frente das águas da baia de São Marcos, vejo Rei Sebastião e Iemanjá..., dizendo amém!

Bom dia meus amigos e minha amigas

Eu sou Hélcio

Apenas Hélcio

Nada mais do que Hélcio...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca