POESIA & PROSA
Antonio Guimarães de Oliveira
É necessário reensinar a uma coisa sua beleza, colocar a mão na testa da flor e recontá-la em palavras e no toque, ela é adorável até que floresça novamente por dentro, de auto benção. O primeiro passo na jornada é se perder.
Ligue o sonho que você viveu através do olhar inabalável. É como você pensava: a queimadura viva. Nos dias flutuantes, que você descubra a graça. Vá tão fundo em si mesmo, você fala por todos.
A prosa está andando. A poesia está voando. Para mim, poesia é alguém que se levanta, por assim dizer, e diz, com o mínimo de ocultação possível, o que é para ele ou ela estar na terra neste momento.
A necessidade do novo amor é fidelidade ao velho. Vou encontrar aquela pessoa especial que é errada para mim da maneira certa. Beije a boca que lhe diz, aqui, aqui está o mundo. Esta boca. Essa risada. Esses ossos do templo.
E a desolação dos amantes é a mesma: aquele enorme vazio esculpido em seres tão minúsculos como nós pede para ser preenchido. Não faz mal. O eu é o mínimo. Deixe nossas cicatrizes se apaixonarem.
Luvas de segunda mão se tornarão lindas novamente, suas memórias são o que lhes dá a necessidade de outras mãos. É assim com a poesia: quando é incompreensível, parece profunda, e quando você a entende, é apenas ridícula.
O resto dos meus dias eu passo vagando: imaginando o que, afinal, era aquela infusão pegajosa, aquele sabor rançoso de sangue, aquela poesia, pela qual eu vivia? A busca leva muito tempo e tenho que voltar atrás com frequência.
Eu começo, mas não sei para onde estou indo. Talvez a poesia seja o canário no poço da mina nos alertando sobre o que está por vir. Existem duas versões para cada poema - a versão chorona e a versão reta.
Quando chegarmos à nossa própria história, o começo feliz, o final que ainda não conhecemos, os dez mil atos que sobrecarregam os dias intermediários, leremos cada página dela. O título secreto de todo bom poema pode ser 'Ternura'.
*Galway Mills Kinnell, 27 de fevereiro de 1927, Providence, Rhode Island, EUA – 28 de outubro de 2014, Sheffield, Vermont, EUA*.
(TRANSCRITO NA ÍNTEGRA POR ANTONIO GUIMARÃES DE OLIVEIRA. DATA: 30.06.2025. SÃO LUÍS-MA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.