sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Governador Beto Richa autoriza abertura de vagas para Curso de Oficiais da PM do Paraná



O Governador do Estado do Paraná, Beto Richa, autorizou nesta semana, por meio do decreto de nº 2097, a abertura de 100 vagas para o Curso de Formação de Oficiais/turma 2016, sendo 90 para policiais militares e 10 para bombeiros militares. O concurso será realizado pela Universidade Federal do Paraná, cujo edital deverá ser lançado nesta sexta-feira (14/08) no site www.nc.ufpr.br. As inscrições seguem até 11/09.
“A partir de agora a pessoa interessada deve ficar atenta ao edital para não perder os prazos e aproveitar a oportunidade”, alerta o major Gilson Luiz Semmer, Chefe do Centro de Recrutamento e Seleção da PM (CRS). “Também é importante lembrar que neste ano foi autorizado, por meio do esforço do comando, um número maior de vagas, se comparado com os últimos anos, um benefício a mais para quem tem o sonho de ingressar no oficialato da Polícia Militar do Paraná”, completa.

“Para a Corporação, a abertura de vagas se reveste de grande importância porque significa o prosseguimento dos trabalhos da APMG [Academia Policial Militar do Guatupê] e a continuidade das perspectivas de futuro para preenchimento de postos de comando. Estamos de braços abertos para receber novos interessados em ingressar nesta sesquicentenária instituição”, afirma o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Maurício Tortato.

A corporação pede aos interessados para que fiquem atentos ao site da UFPR (http://www.nc.ufpr.br/concursos_institucionais/ufpr/ps2015/pmpr_cfo.htm) para saber os procedimentos a partir de agora. “O CRS já está com o edital de Abertura de Vagas e Instrução para Provas de Habilidades Específicas pronto, o qual deve ser publicado em breve”, explica o major Semmer.

A SELEÇÃO – O processo seletivo será regulado pela UFPR e consistirá de provas que avaliem, além do domínio dos conteúdos das disciplinas do ensino médio, as capacidades de articular ideias com clareza, de relacionar e interpretar fatos e dados e de raciocinar de maneira lógica.

O referido processo seletivo será também aplicado para a seleção dos candidatos ao CFO, que além deste processo seletivo, deverão submeter-se às Provas de Habilidades Específicas (PHE) no âmbito da PMPR e reguladas por edital.

As PHE, de caráter eliminatório, serão compostas pelas seguintes fases: Investigação Social (IS), Avaliação Psicológica (AP), Exame da Capacidade Física (ECAFI) e Exame de Sanidade Física (ESAFI).

As datas para as inscrições constarão no edital próprio da UFPR e no guia do candidato, publicados no sítio eletrônico do NC/UFPR.

CFO – O curso de Formação de Oficiais (CFO), oferecido pela ESO, é disponibilizado todos os anos pela UFPR. As disciplinas fundamentais estão ligadas diretamente à vida militar, buscando adaptar os cadetes para o melhor cumprimento da sua atividade como policial militar e bombeiro militar. São diversos segmentos do direito, uso correto de armas de fogo, psicologia, estatística, educação física, direitos humanos e policiamento comunitário, além de técnicas de salvamento e prevenção de incêndios, entre outras.

Desde o início os alunos realizam estágios administrativos nos quartéis e, ao fim do curso, nas ruas. No último ano de formação, os cadetes fazem estágios operacionais supervisionados, nos diversos batalhões do estado e atividades da corporação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog só aceita comentários ou críticas que não ofendam a dignidade das pessoas.

Busca